É possível ter uma visão sistêmica, realista e imparcial do mundo hoje?
Em frente à televisão, em um destes dias infernais de caça aos corruptos, ataques terroristas, protestos políticos, injustiças, fome em diversos lugares do mundo, uma crescente internalização na internet dos jovens e crianças em especial, fico me perguntando que tipo de notícias um ser humano precisa saber para continuar vivendo normalmente, sem ser alienado.
O que constrói um pensamento saudável e opiniões sensatas e o que contamina, de forma irreversível, uma mente despreparada?
Apesar de aparentemente o mundo todo estar mais globalizado, mais moderno, mais integrado…. isto não se reflete na maioria dos seres humanos do planeta.
Há tanta fome, analfabetismo, guerras, ignorância, intolerância, racismo e preconceito em toda parte, que a pergunta que me vem mais fortemente é se a globalização está ajudando realmente a maioria da população mundial ou vivemos uma utopia?
Se você der somente internet a alguém sem preparo, isto não vai ajudá-la a ser melhor.
Esta pessoa precisa de educação, de saber o que fazer com este poder que tem nas mãos, caso contrário vai utilizar para se iludir em redes sociais e se alienar cada vez mais, acreditando que é cidadão do mundo, quando somente passeia, e muitas vezes se contamina negativamente, em um mundo irreal.
Para onde caminha realmente a humanidade? É possível saber isto estando dentro do sistema, vivenciando uma época ao invés de estar distante no tempo, estudando a história?
Seria possível saber em que estágio estamos levando-se em conta o conhecimento e desenvolvimento de todas as nações do mundo ao invés de somente dos lugares ricos e desenvolvidos?
Qual a diferença entre uma pessoa terrível da idade média que matava sem perdão por terra, poder, comida, etc.. de um político hoje que mata milhares de pessoas, por dinheiro e poder, através da corrupção, mas não aparece? Somente os meios para tal, com certeza.
Ter uma visão sistêmica de uma empresa é fácil, se você tiver dúvidas ou não entender como funciona determinado departamento, é só ir lá e perguntar ou, no máximo, entrar em contato com alguma filial ou viajar para a mesma.
Mas de uma cidade, país ou mesmo mundo, isto não é tarefa fácil!
O grande problema para se iniciar um aprendizado destes é a quantidade de informações disponíveis para se analisar e, ao mesmo tempo, a falta de relevância ou confiabilidade da maioria delas.
Afinal, ter este tipo visão de mundo vai trazer o que de melhor na vida da maioria das pessoas, simples trabalhadores do dia a dia?
São muitas perguntas, é verdade, mas as respostas são imprescindíveis para que o mundo se torne mais habitável, justo e seguro daqui em diante.
Qual sua opinião? Deixe um comentário: